top of page

Seduc abre Ano Cultural em homenagem ao centenário do Padre Alfredo

  • Secretaria de Educação
  • 19 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesta terça-feira (18), às atividades do Ano Cultural que, nesta edição, vai homenagear o Padre Alfredo Barbosa. A cerimônia de abertura levou ao Cabedelo Clube um público formado por secretários, vereadores, gestores, coordenadores, alunos e membros da comunidade cabedelense, além de familiares do homenageado. Além de lembrar a importância e a trajetória do Padre Alfredo Barbosa, a abertura do Ano Cultural também contou com a apresentação das bases e objetivos do projeto que, desde seu lançamento, em 2014, vem proporcionando o incentivo à pesquisa e ao estudo da cultura local, através da pesquisa e do conhecimento da vida e obra de personalidades marcantes na história e no desenvolvimento da cidade nos vários campos de atuação.


Além do pronunciamento oficial das autoridades e membro da família do padre Alfredo, a solenidade contou também com uma exposição cultural: os professores do Centro de Artes apresentaram ao público presentes um jogral sobre o tema Gratidão ao Padre Alfredo Barbosa. Na ocasião, o vice-prefeito Flávio de Oliveira, assinou o decreto nº10/2017, que marca o início da atividade do Ano Cultural Padre Alfredo nas escolas e na comunidade. “O padre Alfredo chegou aqui em 1951, e permaneceu por 40 anos. Criou o Ginásio Imaculada Conceição, o Grupo Escolar João XXIII, a Cooperativa de Pesca... Mas a maior obra que deixou na cidade foi o ensinamento de viver bem com todos. Foi um exemplo de cidadania, de equilíbrio, seriedade e visão de futuro. Portanto, meu reconhecimento, meu agradecimento pessoal à Seduc pela homenagem prestada, pelo reconhecimento ao homem, pois quando ele prega o bem e faz o bem à sociedade, tem que ser reconhecido todo tempo, para que sirva de estímulo e para que outros venham a acompanhar o exemplo e fazer também”, destacou o vice-prefeito.


O secretário da Educação Alsony Meireles enalteceu a personalidade e a trajetória do homenageado, sua ligação com a comunidade e sua presença marcante em vários setores da vida da cidade. Revelou, sobretudo, suas expetativas quanto ao trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano nas unidades de ensino rede municipal. “O Ano Padre Alfredo é, coincidentemente, o ano do seu centenário e a Seduc, as escolas e creches já estão a todo vapor trabalhando a temática de uma forma bastante entusiasmada.


Padre Alfredo foi uma personalidade muito marcante na história de Cabedelo, não só na área religiosa, mas também na área educacional, cultural, artística e social, e temos certeza que esse ano será muito produtivo, pois ele não se resume a uma culminância ao final do período; é um trabalho contínuo, vivenciado em cada unidade da rede municipal e constitui um marco na educação de Cabedelo. Este será, enfim, mais um Ano Cultural de destaque na nossa cidade e na educação de Cabedelo”, comentou. Sobrinho do Padre Alfredo Barbosa, o padre Ernando Teixeira também relembrou a trajetória do padre, suas realizações, sua identificação com a comunidade e as preocupações com as demandas e necessidades que marcavam o cotidiano da comunidade. Também agradeceu, em nome da família, a iniciativa da PMC em homenagear o diácono. “O padre Alfredo, para todos nós da família, foi uma referência de alegria, de otimismo, de luta, de trabalho, de dedicação...


Nós todos o reverenciamos sempre como alguém assim: uma pessoa de Deus, porque entregou a sua vida para servir aos outros. Quando a gente recebe uma homenagem dessas, naturalmente ficamos agradecidos. A passagem dele por Cabedelo foi longa e produtiva. Cabedelo foi como um desafio

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 CONTATO

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

​​​​© 2017 por Ano Cultural SEDUC/PMC.

bottom of page